Tarefa: Planejar Riscos
Planejar a estratégia de gerenciamento dos riscos do projeto, bem como realizar a identificação dos riscos, a análise qualitativa e o planejamento de respostas dos riscos do projeto.
Disciplinas: Planejamento
Relacionamentos
Descrição Principal

O planejamento dos riscos do projeto define os métodos de gerenciamento dos riscos, os critérios de análise, a identificação dos riscos, a análise qualitativa e o planejamento de respostas aos riscos.

As metodologias e os critérios utilizadas para a análise qualitativa devem compor o Plano de Gerenciamento de Riscos. Usualmente, os critérios de gerenciamento costumam ser organizacionais, mas particularidades do projeto podem modificá-los. Estes critérios podem incluir:

- A definição de probabilidade e impacto dos riscos, através de uma matriz de probabilidade e impacto;
- Os critérios para definição dos planos de mitigação e contingência;
- A periodicidade de monitoramento dos riscos.

Também faz parte desta atividade determinar os riscos que podem afetar o projeto, documentando suas características, com o objetivo de monitorá-los e tomar as devidas ações para que eles não ocorram, ou se ocorrerem, que as medidas necessárias para a redução do seu impacto sejam tomadas.

Os riscos devem ser documentados em uma Planilha de Riscos.